CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Alimentos Termogênicos. De uma acelerada no seu metabolismo.

Os alimentos termogênicos aumentam o metabolismo e a temperatura interna corporal. Com isso, queimam calorias e ajudam a emagrecer. Eles são responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia, porém estes alimentos, por si só, não devem ser encarados como milagrosos.

A variedade dos alimentos apontados como termogênicos é imensa. Não existe recomendação estabelecida sobre a quantidade a ser ingerida, mas existem algumas indicações.

Gengibre, pimenta vermelha e chá verde têm esse poder. Além de mostarda, laranja, kiwi, cafeína, guaraná em pó, aspargos, vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couve), gorduras vegetais e, em especial, a de coco, produtos derivados de chocolate e os que contém ômega-3 (bacalhau, salmão, arenque, sardinha, anchova) e ácido linolêico conjugado (nutriente encontrado na carne bovina, de peru e em alguns laticínios).

Esses alimentos não possuem efeitos milagrosos. Devem ser inclusos aliados a uma alimentação saudável e associados à prática de exercícios físicos, para que se tenha algum efeito positivo no processo de emagrecimento. Sozinhos não têm nenhum efeito no organismo.

Para fazerem efeito, os termogênicos devem ser introduzidos com regularidade no dia-a-dia. Mas há algumas medidas que queimam calorias sem nenhum sacrifício. Por exemplo, beber água gelada. Consumir oito copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias. Isto porque o organismo gasta energia para elevar a temperatura da água de 5ºC para 37ºc, que é a temperatura corporal interna.

A seguir, seguem alguns alimentos termogênicos que ajudam você a potencializar o seu metabolismo...

Ômega 3: Encontrado na carne de peixes como salmão, bacalhau, sardinha, etc, esse composto aumenta o metabolismo e elimina o excesso de líquidos. Além disso, revigora o organismo, dando mais energia. Ele também possui propriedades que auxiliam o sistema imunológico e o cardiovascular. O Ômega 3 pode ser encontrado, além de nas carnes de peixes, também no óleo de prímula, azeite extra-virgem e na semente de linhaça.

Gengibre: Essa planta aumenta o metabolismo em até 20% e pode ser consumido em forma de chá, cru, como tempero de carnes, ou batido no liquidificados com frutas.

Canela: Retirada da parte interna da casca de troncos, a canela é muito consumida em forma de chá, polvilhada em sopas ou em frutas, como banana.

Pimentões e Pimenta vermelha: Aumenta a circulação sanguínea, além de melhorar a digestão. Pode ser consumida com saladas e pratos quentes.

Café: Com as propriedades advindas da cafeína, há um grande aumento da temperatura corporal, auxiliando na queima de caloria. Deve ser tomado moderadamente.

Chocolate: Componentes do chocolate também tem a propriedade de aumentar o calor do corpo, aumentando o metabolismo. Não deve ser consumido em demasia, pois é muito calórico e poderia engordar mais do que queimar calorias.

Óleo de coco: O novo queridinho das dietas, o óleo ou a pasta de coco tem triglicerídeos que, depois de entrarem no organismo, são transportados para o fígado, não sendo armazenados como reserva. Assim, eles corroboram para a diminuição da gordura corporal e emagrecem. Pode ser consumido como óleo vegetal para fazer alimentos.

Vinagre de maça: Usado no tempero de saladas, auxilia no tratamento de distúrbios metabólicos, ajuda o fígado na desintoxicação do organismo, além de contribuir na digestão de alimentos ricos em gordura. Os ácidos encontrados no vinagre também são responsáveis por matarem as bactérias que se encontram em nosso aparelho digestivo.

Outros alimentos que também tem propriedades termogênicas:

Condimentos como o alho, acafrão, cominho e a semente de mostarda;
Verduras como o brócolis, acelga, couve-flor, couve de bruxelas, rúcula e espina;
Frutas como a laranja, limão e kiwi;
Chás como chá verde, chá mate e hortelã.





2 comentários:

Anônimo disse...

It's truly very complicated in this active life to listen news on TV, therefore I only use web for that purpose, and obtain the newest news.

Feel free to visit my web-site gold ira

Anônimo disse...

Hi! I know this is kinda off topic nevertheless I'd figured I'd ask.

Would you be interested in trading links or maybe guest writing a blog article or vice-versa?
My site covers a lot of the same subjects as yours and I
believe we could greatly benefit from each other. If you
might be interested feel free to shoot me an email. I look forward
to hearing from you! Superb blog by the way!

Here is my web blog :: magic flight launch box